Design da banda de rodagem:
Procurando desenvolver um produto com comportamento esportivo de pilotagem que mantenha a mesma performance quando submetido a pistas molhadas e/ou sujas, nós tivemos que encontrar um desenho de sulcos que assegurasse aderência no seco, dranagem de água e estabilidade no contorno de curvas. O sucos longitudinais foram interrompidos por pontes de composto para aumentar a confiança em acelerações e melhorar a regularidade do desgaste. Essas pontos também mantem o sulco bastante aberto garantindo escoamento perfeito da água. Nos sulcos laterais a profundidade diminui gradualmente no sentido na área dos ombros para aumentar a compactação e a confiança quando o angulo máximo de inclinação estiver sendo exigido; sua largura, por outro lado, aumenta no sentido na região dos ombros para garantir eficiência no escoamento de água mesmo nos altos ângulos de inclinação. Por isso, no molhado, o SPORTEC M7 RR é capaz de proporcionar maior escoamento de água em curvas do que seu antecessor SPORTEC M5 INTERACT. A relação “cheio - vazio” também foi reformulada: Comparado ao seu antecessor a relação aumentou de 12,6% para 14,7% nos perfis dianteiros, e diminuiu de 12,6% para 11,1% das medidas traseiras. Essas modificações foram feitas por que o pneu dianteiro é o maior responsável por tirar a água do caminho. Também, a distribuição e o posicionamento dos sulcos foram sensivelmente alterados, e agora os sulcos estão mais concentrados nas fases iniciais e intermediárias da inclinação, o que garantirá uma extraordinária sensação de segurança em curvas com piso molhado.
Composto:
Uma vez que o desenho da banda de rodagem esta definido e a água foi eficientemente tirada do caminho, a borracha entra em contato com o solo. É aqui onde precisamos desenvolver um composto capaz de gerar aderência mecânica e química, para que haja uma interação entre o asfalto e o pneu. O objetivo do desenvolvimento era estender o comportamento esportivo alcançado nas condições ideiais de piso para situações imprevistas e repentinas que são normalmente encontradas quando pilotamos em rodovias normais: trechos molhados, folhas quedas de temperatura, buracos entre outros. Então nós desenvolvemos uma família totalmente nova de compostos com altos percentuais ou até 100% de sílica (SiO2) para aplicações Supersport. A chave para a real inovação tecnológica está em nossos exclusivos e patentiados processos de mistura de massa, que são capazes de entregar “uma obra prima” em termos de compostos, maximizando a dispersão de todos os componentes na matriz polimérica e atingindo um nível inédito de homogeniedade. O pneu dianteiro é monocomposto e apresenta 100% de sílica. Os perfis traseiros são bicompostos com uma distribuição 40% - 20% - 40%. As faixas dos ombros contém 100% de sílica que proporcionam aderência química, tanto em superfícies secas quanto molhadas, suportadas por um composto mais duro na camada inferior da banda, o que garante os níveis mais altos de estabilidade e precisão durante as curvas. Essas mesma “base” do composto está na área central da banda e cobre aproximadamente 45mm de largura (com significativas diferenças entre as medidas) e assegura alto rendimento quilométrico.
Perfil:
A principal função dos perfi é influenciar o comportamento do pneu durante a digibilidade. O perfil do Sportec M7™ RR é derivado diretamente do SPORTEC RR usado em 2014 nas corridas de rua realizadas por Guy Martin e outros importantes pilotos. Com esse tipo de geometria, o perfil oferece baixa resistência à mudanças de ângulos, fazendo com que as fases de inclinação e retomada da posição vertical sejam rápidas e precisas. A parte da região dos ombros é mais plana, proporcionando uma área de contato 5% maior, o que oferece maior aderência e precisão na tragetória. A parte da região dos ombros é mais plana, havendo 5% a mais de superfície de contato, que ajuda para uma maior aderência e melhor precisão nas curvas. Altura da parede lateral foi aumentada em 3mm, proporcionando mais flexibilidade que aumenta a tração do pneu e aceleração em saídas de curvas.
Estrutura:
Para suportar esse perfil, a fim de permitir que o composto agarre no asfalto e mantenha os sulcos bem abertos durante a rodagem, desenvolvemos uma nova estrutura, adequada para sustentar todos os elementos em suas posições corretas. A carcaça radial é feita em uma versão especial de Rayon com uma alta taxa de densidade linear e rígidez. Em outras palavras, esta estrutura é muito mais rígida e capaz de manter a sua forma sob uma maior tensão de carga. O número total de fibras foi reduzido em 20% , aumentando o espaço entre elas; esse espaço é, portanto, ocupada por mais borracha, que favorece o amortecimento, proporcionando uma boa sensação de contato com o solo e muito mais precisão. Sobre a estrutura radial há uma cinta de aço a 0º com 5 zonas com a tecnologia INTERACT para proporcionar comportamento progressivo em qualquer ângulo de inclinação. A tecnologia INTERACT é a última evolução da tecnologia de cintas a 0º e é parte integral do desenvolvimento de todos os pneus Metzeler com cintas de aço. Combinando a estrutura INTERACT com a tecnologia de compostos todos os elementos da complexa relação estrutura-cinta-compostos são combinados de forma perfeita e oferecem a performance ideal para cada ângulo de inclinação da moto.
Referência do produto: (69W)